Ir para o conteúdo
DPrev
Vitamina e sua importância para a saúde respiratória

Vitamina e sua importância para a saúde respiratória

No início de 2020, o mundo foi parando aos poucos e um assunto passou a dominar as principais manchetes: A nova pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19). Nesse cenário, o que todo mundo quer saber é como tratar e como se prevenir! Entre tantas outras, a busca por mais informações sobre as propriedades imunológicas da vitamina D no sistema respiratório é o assunto que trataremos a seguir.

Vem sido observada uma onda de promessas e outras fakes news sobre a vitamina D. Mas e agora o que preciso saber? Para te ajudar, reunimos informações para facilitar a sua conscientização sobre o assunto!

Hoje, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) sabemos que o colecalciferol, a vitamina D, é fundamental no metabolismo ósseo através da regulação da homeostase do cálcio, além de outras funções como auxiliar no funcionamento da imunidade. Ainda não existem ensaios clínicos que comprovem que a vitamina D tem efeito profilático contra o Coronavírus, nem como uma cura. O que existe são vários estudos que evidenciam a correlação entre a manutenção dos níveis séricos de vitamina D e quantidade de casos de doenças respiratórias.

Um estudo de peso publicado na Reviews in Medical Virology em 2017 correlaciona que pacientes com doença respiratória são frequentemente deficientes em vitamina D, por isso podem se beneficiar com a suplementação. Uma informação ressaltada é que a vitamina D aumenta a produção de proteínas antivirais. Dados epidemiológicos indicam que o aumento do nível de vitamina D pode estar relacionado à redução dos casos de infecções virais no verão em comparação com os meses de inverno. [1]

A suplementação de vitamina D, quando não se consegue garantir bons níveis séricos naturalmente,  pode reduzir o risco de influenza em 40% e até prevenir 20% das infecções respiratórias agudas.

Outro estudo recente publicado pela revista científica Current Allergy and Asthma Reports mostrou que a suplementação de vitamina D em crianças pode reduzir o número de casos de otites média, isso porque a vitamina D auxilia no sistema imune através da regulação dos peptídeos antimicrobiais. [2]

Agora que ajudamos você a maturar seu pensamento, deve estar se perguntando: “quais serão os próximos passos?”. De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) os níveis séricos de 25(OH)D considerados adequados são acima de 20 ng/mL para ter seus benefícios mais evidentes [3]. E para obter esses níveis, garanta uma boa exposição solar (pelo menos 15 minutos para pessoas com a pele mais clara e 30 minutos para pessoas com a pele negra, no horário perto do meio-dia e com o máximo do corpo exposto). Se quiser mais informações, leia também essa matéria.

Vale também mencionar algumas recomendações para se prevenir nessa pandemia como: cuidados de higiene, cobrir a boca ao tossir e se atualizar com informações confiáveis e oficiais (acesse www.saude.gov.br/coronavirus).

Finalmente Lembre-se de garantir sua exposição solar adequada, e se isso não for possível, converse com seu médico a respeito de suplementação.

Referências

1. Zdrenghea MT, Makrinioti H, Bagacean C, Bush A, Johnston SL, Stanciu LA. Vitamin D modulation of innate immune responses to respiratory viral infections. Rev Med Virol. 2017 Jan;27(1).

2. Walker, R.E., Bartley, J., Camargo, C.A. et al. Vitamin D and Otitis Media. Curr Allergy Asthma Rep 19, 33 (2019). https://doi.org/10.1007/s11882-019-0866-2.

3. Maeda Sergio Setsuo, Borba Victoria Z. C., Camargo Marília Brasilio Rodrigues, Silva Dalisbor Marcelo Weber, Borges João Lindolfo Cunha, Bandeira Francisco et al . Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq Bras Endocrinol Metab  [Internet]. 2014  July [cited  2020  Apr  13] ;  58( 5 ): 411-433. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302014000500411&lng=enhttps://doi.org/10.1590/0004-2730000003388.

Usamos cookies para melhor navegação, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade para maiores informações.